Liberdade de imprensa e a advocacia

A imprensa é um dos bastiões fundamentais da democracia, com a qual contribui pela disseminação de informações, que de outro modo não seriam popularizadas, e pela amplificação do alcance da voz de analistas e intelectuais.
A advocacia é outro bastião da democracia, garantindo direitos na relação entre pessoas ou grupos organizados e o judiciário.
Os últimos anos assistiram a grandes mudanças na imprensa brasileira, sob a influência da world wide web e das redes sociais. A advocacia nacional tão pouco saiu incólume deste processo de transformação. Enquanto aquela trava uma batalha silenciosa com veículos pouco confiáveis e fontes antiprofissionais, tal como em todo o resto do mundo, esta foi lançada aos holofotes, em um movimento reforçado por particularidades do cenário político local.
A batalha da imprensa vem dando origem a algumas certezas, como a de que o jornalismo de qualidade, quase sempre protegido por algum tipo de paywall, não deve ser confundido com o falso jornalismo das fake news e de outras formas de manipulação. O direito também vem emergindo mais forte, desde a convicção de que a defesa dos princípios legais deve ocorrer à revelia de holofotes e opiniões.
Mas, como vem se estabelecendo a relação entre estes dois pilares centrais da sociedade? Mais especificamente, como descrever a natureza da articulação que vem se estabelecendo no Brasil atual, entre imprensa e advocacia? Seus conceitos de liberdade coadunam-se ou se afastam? Suas atuações são sinérgicas ou conflitivas? Seus princípios são legítimos ou ilegítimos? Sairão elas mais fortes ou mais desgastadas deste momento histórico tão particular?
De maneira pioneira, o IASP propõe-se a promover o primeiro evento da advocacia paulista voltado ao debate destas questões. Para tanto, foi constituída uma mesa com experts do direito e um jornalista de atuação reconhecida nacionalmente.
Não deixe de participar. Eventos assim, são raros. Ainda mais de graça.​
IASP, secularmente empenhado em fazer o melhor.

PARTICIPANTES

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro
Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP
Antonio Cláudio Mariz de Oliveira
Advogado criminal. Ex-Presidente da OAB-SP. Ex-Presidente da AASP. Conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP
Fernando Calza de Salles Freire
Conselheiro Seccional da OAB-SP. Presidente do Tribunal de Ética da OAB-SP
Guto Gonçalves
Jornalista. Trabalhou por 20 anos no grupo Folha como repórter, editor assistente, editor-adjunto da Agência Folha e das editorias Cotidiano e Poder e Secretário Assistente de Redação interino do jornal Folha de S.Paulo.

DATA E HORA 

Quarta-feira, 28 de Março de 2018
 Credenciamento e café – 09h30
Debates – 10h00 às 12h00

LOCAL

IASP – Unidade Centro –
Rua Líbero Badaró, 377, – 26º andar

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Telefone IASP: (55 11) 3106-8015
E-mail: iasp@iasp.org.br

EVENTO GRATUITO
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA

Cadastre-se e receba a programação dos eventos do IASP.