O Futuro da Justiça

Eduardo Vera-Cruz Pinto

Veja o sumário em .pdf

Compre aqui seu exemplar do livro. R$ 45,00

*FRETE PARA TODO BRASIL INCLUSO

Autor:
Eduardo Vera-Cruz Pinto

Prefácio:
José Renato Nalini

Prelúdio:
Marco Antonio Marques da Silva

ISBN: 978-85-69419-02-0
1ª Edição Brasileira | 2015

O FUTURO DA JUSTIÇA

EDUARDO VERA-CRUZ PINTO

Apresentação:

O INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO, fundado em 29 de novembro de 1874, declarado de utilidade pública pelo Decreto Federal nº 62.480, de 28 de março de 1968, Decreto Estadual nº 49.222, de 18 de janeiro de 1968 e Decreto Municipal nº 7.362, de 26 de janeiro de 1968, associação civil de fins não econômicos que congrega os principais juristas, professores, advogados, magistrados e membros do Ministério Público do país, admitidos por rigorosa avaliação com pareceres e votação, dedica-se aos altos estudos e a difusão dos conhecimentos jurídicos, ampliando os horizontes da cultura e das carreiras jurídicas em benefício da sociedade.
A fundação da Editora IASP foi o marco da comemoração dos 140 anos das atividades do Instituto dos Advogados de São Paulo cuja essência sempre foi o debate que ecoa e se pereniza com as publicações.

O presente livro representa, com toda a intensidade, o objetivo da Editora IASP de publicar livros a partir da seleção de teses, dissertações, trabalhos e pesquisas de excelência, bem como a Revista do IASP e revistas especializadas a partir dos trabalhos das Comissões de Estudos.

A importância da Editora IASP não poderia ser melhor espelhada senão com esta obra do Professor Catedrático Eduardo Vera-Cruz Pinto que também integra o IASP na qualidade de Associado Honorário.

O privilégio de introduzir esse livro nas letras jurídicas nacionais não se compara com a oportunidade de conviver com o autor em diversas jornadas acadêmicas. É fundamental, para qualquer leitura, conhecer o autor para ampliar os horizontes da nossa reflexão.

Eduardo Vera-Cruz Pinto é um dos principais intelectuais dos nossos tempos. A inteligência provocante, com destacada retórica, somada a refinada cultura, permitem a evolução da ciência jurídica. O “Futuro da Justiça” impressiona pela franqueza e coragem para que possamos realmente ajustar os rumos da administração da justiça, da qual todos fazemos parte e somos destinatários.

A publicação no Brasil desta obra, lançada recentemente em Portugal, é a demonstração de que o IASP, completando 140 anos de existência, e sendo a mais antiga instituição jurídica associativa do Estado de São Paulo, continua a escrever uma história profícua e inspiradora, nunca se esquecendo que o progresso é a consolidação das conquistas, como esta obra é instrumento para que se possa olhar para o futuro com responsabilidade, responsabilidade essa que deve transcender mandatos e interesses particulares.

É nesse contexto que o Instituto dos Advogados de São Paulo colaborará para que políticas públicas garantam uma perspectiva de vida digna para a sociedade, pois o nosso país não deve e não pode estar abaixo das expectativas dos seus cidadãos.

O IASP continuará sendo a janela que ilumina a reflexão, os debates, guiado pelas premissas de servir, e não ser servido, de conduzir e não ser conduzido.

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro
Presidente do IASP