Câmara Municipal de São Paulo concede ao IASP a Salva de Prata em homenagem pelo sesquicentenário

Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (27/11), o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) foi homenageado com a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo, pelos 150 anos de sua fundação completados em 2024.

A honraria foi dada em reconhecimento ao papel fundamental do Instituto no desenvolvimento do direito e da cultura jurídica no Brasil. Criado em 29 de novembro de 1874, o IASP tem como missão promover o aprimoramento do estudo e da prática da ciência jurídica, sendo um dos maiores e mais respeitados centros de debate jurídico do país. A iniciativa da homenagem foi da vereadora Ruth Costa (PL).

Além da vereadora proponente, a mesa diretora da cerimônia contou com os seguintes representantes do IASP: Renato de Mello Jorge Silveira, presidente; Diogo Leonardo Machado de Melo, diretor administrativo e presidente eleito; Maurício Felberg, diretor da Comissão de 150 anos; e Roberta Paganini Toledo, diretora de Comunicação.  Na plateia, membros da diretoria, associados e convidados especiais.

Diogo Melo, ao fazer uso da palavra, destacou a importância da nova diretoria e da continuidade do trabalho da instituição, sempre voltado à formação de uma nova advocacia e à defesa dos valores jurídicos e democráticos. “A nossa missão é impulsionar um legado para o direito e a cultura jurídica que o IASP construiu ao longo desses 150 anos”, afirmou, destacando o impacto da instituição para as futuras gerações de advogados e a sociedade como um todo.

Maurício Felberg fez questão de agradecer a vereadora Ruth Costa pela proposição da homenagem, lembrando a relevância do IASP no contexto jurídico e cultural de São Paulo e do Brasil. “Agradecemos a Ruth, que tem sido uma grande aliada do Instituto, e aos ex-presidentes Rui Fragoso José Horácio Halfeld, que ajudaram a construir a história desta instituição”, declarou.

Em seu discurso, a vereadora Ruth Costa destacou o papel histórico do IASP, não apenas no universo jurídico, mas também na formação da identidade de São Paulo. ” É uma honra para esta Casa receber o IASP, que, ao longo desses 150 anos, se tornou parte essencial da história jurídica e democrática de São Paulo. Ela pavimenta a trilha para novos advogados “, afirmou, enfatizando que as leis e sua interpretação trilham um caminho como o de um rio e suas margens, em constante transformação, mas sempre oferecendo um lugar onde se pode buscar justiça para todos. “É um motivo de orgulho saber que, em nossa cidade, temos o IASP como aliado, uma instituição que se mantém firme e forte ao longo dos tempos”, concluiu.

Proximidades com a Câmara

Ao receber a Salva de Prata das mãos da vereadora, o presidente Renato Silveira fez seus agradecimentos, ressaltando a  proximidade histórica do IASP com a Câmara Municipal de São Paulo, lembrando que um dos grandes nomes da história paulista, Ernesto Mariano Ramos, então presidente da Câmara Municipal, esteve presente na fundação do IASP, em 29 de novembro de 1874.

 “A nossa história é indissociável da história desta Casa. O IASP é a entidade jurídica mais antiga do estado, fundada por um pequeno grupo de advogados que se reuniu aqui, na cidade de São Paulo, com o intuito de fundar uma entidade que fomentasse o debate e a troca de ideias, principalmente no campo jurídico, O IASP cuidou da advocacia, da sociedade e da democracia”, afirmou.

Renato Silveira ainda destacou outra adjacência, dessa vez com os lemas de São Paulo e do IASP, ambos cunhados em 1917. “Non duco ducor (não sou conduzido, sou condutor) e nosso lema, Clarius quam gratius officium (profissão mais ilustre que agradável), expressam o compromisso com a cultura e também com a democracia e com a justiça. O IASP sempre defendeu os ideais republicanos e da liberdade”, afirmou.

Ao final, Renato Silveira agradeceu novamente a honraria, evidenciando o trabalho contínuo do IASP em prol do aprimoramento do direito. “O Instituto vem a esta augusta Casa receber e agradecer essa homenagem, e saudar todos vocês. Que o legado de 150 anos de história continue a impulsionar a nossa missão no futuro”, concluiu.

150 anos de história

Ao longo de sua história, o IASP tem sido uma referência de debate e reflexão jurídica, contribuindo de maneira decisiva para o fortalecimento da democracia, para a formulação de leis, para o direito e a cidadania no Brasil. Fundado em 29 de novembro de 1874, tendo com primeiro presidente do Barão de Ramalho, o IASP nasceu com o objetivo de promover a união entre advogados e aprimorar a prática do direito, sendo uma das entidades jurídicas mais respeitadas no país.