IASP realiza 1º Encontro da Advocacia Feminina Paulista com entidades jurídicas

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) realizará, na sexta-feira (dia 28/3), às 9h, em sua sede da Avenida Paulista, o 1º Encontro da Advocacia Feminina Paulista. Nele estarão reunidas as três principais entidades da Advocacia Paulista: IASP, AASP e OAB. Na pauta de discussões, os principais pontos relacionados à advocacia feminina, suas tarefas e principais desafios. O evento contará com dois painéis de discussão.

A abertura do Encontro, às 9h15, será feita por Marina Coelho Araújo, vice-presidente do IASP. O primeiro painel terá como tema Poder, Decisões, Concretudes. Presente e Futuro da Advocacia Feminina. Como debatedoras, participarão Claudia Bernasconi, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/SP e coordenadora do UMA (União das Mulheres Advogadas); Daniela Magalhães, vice-presidente da OAB/SP; Dione Almeida Santos, conselheira federal da OAB/SP e presidente da Comissão Nacional da Mulher; Ana Cândida Marcato, diretora da AASP; e Priscila Ungaretti, diretora de Relações Institucionais do IASP e advogada pública. Mediará o debate Roberta Toledo, presidente da Comissão de Direitos da Mulher do IASP.

O segundo painel tratará do tema Violência Institucional e Advocacia Feminina. Prevenção, Fortalecimento e Remediação. Discutirão o assunto Patrícia Vanzolini, conselheira federal da OAB/SP e ex-presidente da OAB/SP no triênio 2022-2024; Renata Mariz, presidente da AASP; Heidi Florêncio Neves, diretora Cultural do IASP; Silvia Souza, conselheira federal pela OAB/SP; e Maíra Recchia, conselheira estadual e presidente da Comissão da Mulher-OAB/SP. A mediação será feita por Marina Coelho. O encerramento do evento ficará por conta de Diogo Leonardo Machado de Melo, presidente do IASP.

Olhos voltados ao universalismo

“Não se trata de movimento identitário, mas da reunião de lideranças femininas dispostas a discutir temas voltados ao exercício da advocacia sob o enfoque do comunitarismo. São necessárias novas mobilizações e novos debates, uma construção comum, sem abstração das diferenças, mas com os olhos voltados ao universalismo concreto. Esse será o rumo a ser traçado nesse 1º Encontro”, define Roberta Toledo.

Diogo Melo ressalta que a igualdade de gênero não é apenas uma aspiração, mas uma exigência ética, jurídica e civilizatória. “Celebramos não apenas as conquistas das mulheres, mas também sua presença transformadora – ao mesmo tempo símbolo de resistência e sinal de futuro. Trabalhamos para garantir que as vozes femininas sejam ouvidas, respeitadas e cada vez mais protagonistas nas discussões jurídicas, acadêmicas e institucionais”, afirma o presidente do IASP.

1º Encontro da Advocacia Feminina Paulista

Dia: 28 de março
Horário: 9h
Local: Sede do IASP – Avenida Paulista, 1.294 – 19º andar
Inscrições obrigatórias: