Renato Silveira lança coletânea e recebe diploma e medalha de associado emérito

O ex-presidente Renato de Mello Jorge Silveira foi homenageado na noite de quarta-feira, dia 26/3, na sede do IASP, com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Presidentes, com o diploma e medalha de associado emérito do IASP e com o lançamento de seu livro Estudos, Artigos e Pareceres Apresentados ao Instituto dos Advogados de São Paulo (Editora IASP).

A solenidade de homenagem ocorreu após a reunião de Diretoria e Conselho. O ex-presidente recebeu o diploma e a medalha das mãos da vice-presidente Marina Coelho Araújo e da diretora financeira Paula Tonani.

Renato Silveira dedicou agradecimentos aos três ex-presidentes ali presentes, com quem “aprendi a viver, gostar e ter o Instituto como minha responsabilidade”, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, “o responsável ou irresponsável pela minha vinda à presidência”, Ivette Senise “a quem tive oportunidade de tê-la como diretora, chefe, professora, presidente” e Rui Fragoso, “a quem fiz várias menções em diversos discursos”.

Também agradeceu aos vice-presidentes de sua gestão, Edgard Silveira Bueno e Vitorino Francisco Antunes Neto, “que foram muito mais do que ombros a dividir a carga do Instituto”, e dedicou agradecimentos a Claudio Mariz de Oliveira, igualmente responsável pela sua indicação ao cargo; a todos os diretores e membros das gestões anteriores na pessoa de Roberta Toledo; e aos amigos e conselheiros presentes.

“Das poucas coisas que pude fazer foi tentar aproximar o Sistema de Justiça, pensar numa Advocacia melhor, num Sistema de Justiça mais adequado, com as entidades se falando, cuidando do Direito, da Justiça, do ensino e do fomento à cultura. Se alguma coisa deixo para próxima gestão é continuar esta senda, a própria colaboração da Advocacia com o Judiciário. A nova gestão será muito mais exitosa. Só posso agradecer minha carta de aposentadoria e desejar toda sorte”, disse Renato Silveira.

A homenagem se complementou com a sessão de autógrafos do livro do ex-presidente, coletânea de seus textos elaborados ao longo de duas gestões à frente do Instituto, com prefácio da professora Ivette Senise.

“Tive  a honra de participar de seu livro escrevendo o prefácio, onde deixo minha eterna gratidão pela companhia que me fizeram nessa luta, uma luta que agora tem outro significado no sentido e outros participantes, mas que é uma luta contínua que espero que vocês novos integrantes levem a bom termo”, disse.