Diogo Melo vai presidir o IASP
Chapa SER IASP vence as eleições no Instituto para o triênio 2025/2027
Diogo Leonardo Machado de Melo será o próximo presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) para a gestão 2025/2027. A chapa SER IASP – União, Participação, Gestão, que representa a atual administração, venceu as eleições do Instituto com recorde de 370 votos contra 66 da chapa Iasp Por Todos, Forte de Novo, encabeçada por Miguel Pereira Neto. Houve um voto em branco e um nulo.
O pleito contou com 438 votantes, e só não superou o comparecimento às urnas de 2012, quando 461 associados e associados votaram na eleição do então presidente José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro pela chapa Democracia, que teve 275 votos ante 182 da chapa Tradição.
A nova diretoria do Instituto terá, ao lado do presidente eleito, a vice-presidente Marina Coelho Araújo, o diretor administrativo Luiz Antonio Alves de Souza, a diretora cultural Heidi Rosa Florêncio Neves, a diretora financeira Paula Tonani, e o diretor de comunicação, Milton Flavio Lautenschläger.
Também foram eleitos 14 novos integrantes do Conselho Deliberativo, número que representa um terço de renovação da composição estatutária, entre efetivos (12 nomes) e colaboradores (2). Os novos integrantes são:
Efetivos
Alexandre Jamal Batista
Alex Costa Pereira
Antonio Cláudio Mariz de Oliveira
Celso Cintra Mori
Edgard Silveira Bueno Filho
Fabiana Lopes Pinto Santello
Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade
Ivo Waisberg
Miguel Reale Junior
Roberta Cristina Paganini Toledo
Silmara Juny de Abreu Chinellato
Vitorino Francisco Antunes Neto
Colaboradores
Andre de Carvalho Ramos
Maria Cristina Zucchi
A eleição transcorreu com tranquilidade nesta segunda-feira, dia 7/10, das 8h30 até 17h, quando as urnas foram fechadas. A movimentação de associados e associadas eleitores foi constante e intensa tanto pela manhã como à tarde, sem filas. Os candidatos das duas chapas concorrentes acompanharam a votação, estando presentes no Instituto durante todo o período de votação até a apuração e proclamação do resultado.
O atual presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira, elogiou as eleições e as formas democrática e institucional em que tanscorreram ambas as campanhas. “Venceu o Instituto, sobretudo, mantendo no seu sesquicentenário sua tradição de, além de ser sede de defesa de preceitos constitucionais, cumprir seu papel de estabilizador da Democracia, do Direito e da Ética”, disse Renato Silveira.
Diogo Leonardo Machado de Melo agradeceu aos associados e associadas os votos recebidos e convidou-os a se unirem em torno do Instituto. “Terminada a eleição, amanhã somos todos IASP, que não só foi o lema de nossa campanha, mas também nosso desejo para que todos nós, associados e associadas, que queremos fazer do Instituto cada vez mais a Casa dos Juristas, possamos fazê-lo com mais protagonismo, foco na gestão de excelência e participação de todos”, afirmou o novo presidente do IASP.
Vice-presidente eleita, Marina Coelho Araújo destacou a força dos associados e associadas na manutenção da qualidade da atual gestão. “O protagonismo do IASP só acontece graças à diversidade de sua composição, à qualidade dos estudos preparados pelas comissões e ao corpo associativo que responde pela excelência do Instituto”, disse.
Novo presidente eleito do IASP, Diogo Melo é advogado e atualmente está na diretoria do Instituto em seu segundo mandato como Diretor Administrativo (2019-2021 e 2022-2024).
Mestre e doutor em Direito Civil pela PUC-SP, Pós-Doutor em Ciências Jurídico-Civis pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Diogo é Professor Doutor do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Escreveu os livros “Cláusulas contratuais gerais” (Saraiva, 2008), “Culpa Extracontratual” (Saraiva, 2012), “Gestação de Substituição” (IASP, 2017), foi coautor de “Comentários ao Código Civil – Direito privado contemporâneo” (Revista dos Tribunais, 3ª edição), e também autor de capítulos em coletâneas e de artigos em revistas especializadas.
No IASP, tem carreira longeva. Foi membro efetivo da Comissão dos Novos Advogados (2003-2008), conselheiro especial da Diretoria Cultural do IASP (2007-2009), conselheiro especial da Diretoria de Comunicação (2010-2012), Diretor Cultural por dois mandatos (2013-2015 e 2016-2018) e Diretor Administrativo desde 2019.