Arbitragem
Livro | Análise Prática das Câmaras Arbitrais e da Arbitragem no Brasil
Organização: Ronaldo Vasconcelos, Fernando Maluf, Giovani Ravagnani Santos e Daniel Tavela Luís
ISBN: 978-85-69419-46-4
São Paulo: Editora IASP, 2019
Número de páginas: 582
Associados IASP e membros CNA:
R$ 113,00
Público Geral:
R$ 141,00
“A arbitragem é uma realidade já amadurecida no cenário de resolução de controvérsias. Seu crescimento está inevitavelmente em compasso com debates das melhores práticas advindas da experiência de árbitros, advogados, partes, acadêmicos e instituições arbitrais.
Nos anos 70, tanto o estudo do tema como seu desenvolvimento tiveram um grande impulso no Brasil, com a criação da Comissão de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, o qual viria a se tornar o primeiro Centro de Arbitragem e Mediação do país, o CAM-CCBC, do qual muito me orgulho de fazer parte da história como Árbitro, Conselheiro, Secretário Geral e, mais recentemente, Presidente.
Assim, posso afirmar, com propriedade, o quanto o estudo acadêmico é vetor indispensável para o crescimento e difusão da arbitragem, não havendo dúvida de que foi fator primeiro para o sucesso do instituto no Brasil.
Neste sentido, congratulo o Grupo de Estudos em Arbitragem da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie – GEAMack pelo oportuno projeto de compilar artigos e reunir autores tão importantes e prestigiados, sempre dispostos compartilhar suas experiências na área.
O GEAMack desempenha importante papel desde sua criação em 2010.
No início, com atuação restrita às competições como o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot. Aliás, não tenho como esquecer que, na edição de 2017, quando se utilizou o Regulamento de Arbitragem do CAM-CCBC, o GEAMack, representado pelos oradores Jessica Banfield e Gustavo Bosoni, se classificou dentre as 8 melhores equipes do mundo, possuindo a melhor colocação brasileira na fase oral daquele ano. Os dois agora participam desta coletânea.”
Carlos Suplicy de Figueiredo Forbes
Presidente do CAM-CCBC entre 2015-2019