Eventos

Semana da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha


Evento Gratuito

Garanta o seu ingresso aqui: 

Inscreva-se

 

 

 




O IASP convida a todos para o evento ‘Semana da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha: o Direito e a Democracia, ciências e saberes perspectiva de raça e gênero‘ que será realizado no dia 30 de julho (terça-feira), às 18h00.

Este evento será exclusivamente presencial e gratuito.

Organizado pela Comissão de Direito Antidiscriminatório – IASP, Comissão de Igualdade Racial, Diversidade Sexual e de Gênero – OAB e IBCCRIM

Haverá certificado de participação mediante inscrição prévia e confirmação de presença.

Local: IASP – Av. Paulista, 1294 – 19º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua São Carlos do Pinhal, 747
________________________________________________________________________________

Abertura do evento
Luanda Pires –
Presidente da Comissão de Direito Antidiscriminatório do IASP
Renato Silveira – Presidente do IASP
Patricia Vanzolini – Presidente da OAB/SP

Programação
MESA 01 (Ciências Criminais: as mulheres negras como potências na efetivação dos Direitos Humanos)
Mediadora: Camila Torres Cesar – Advogada. Doutoranda em Direitos humanos na USP. Colaboradora voluntária do Projeto Incluir Direito USP. Diretora Executiva na Formação Antirracista Consultoria. Diretora no IBCCrim.

Palestrantes:
Débora Ribeiro de Souza – Advogada. Especialista em Direito Penal e Direitos das Mulheres com recorte racial. Pós-graduada em Direito Penal Econômico e Europeu pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, em Parceria com a Universidade de Coimbra, Membra da Comissão das Mulheres na OAB Subseção de Vila Prudente.

Lidia Santos – Advogada. Graduação em Direito (2017) e Mestrado em Direito Político e Econômico, com bolsa CAPES/PROSUC (2021) pelo Mackenzie. Integra o grupo de pesquisa Estado e Direito no Pensamento Social Brasileiro.

Priscila Pamela C. Santos – Advogada criminal. Mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da
USP; Pós-graduada em Direito Penal Econômico pela FGV-SP e em Direito Penal pela ESA; Especialista em Justiça, Gênero e Direitos Humanos das Mulheres pela Faculdade de Direito da USP, Vice-Presidente do IDDD. Consultora das Comissões de Direitos Humanos e de Política Criminal e Penitenciária, ambas da OAB-SP. Conselheira do Conselho Penitenciário de São Paulo.

MESA 02 (Construindo uma Democracia Antidiscriminatória: Mulheres Negras em Espaços de Poder)
Mediadora: Luanda Pires – É especialista em Direito Antiscriminatório, Cultura Inclusiva e Relações Governamentais. Tem ampla atuação na defesa dos direitos humanos em geral, em especial dos direitos das mulheres, população LGBTQIAP+ e negra.

Palestrantes:
Lucineia Rosa dos Santos – Advogada Militante nas áreas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Previdência Social e Direito do Consumidor Doutora em Direitos Humanos pela mencionada Universidade. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Pontifícia Universidade Católica nas áreas de Direitos Humanos, Direito da Criança e do Adolescente e Igualdade Gênero-raça. Nas disciplinas Optativa em Racismo Ambiental e Direitos dos Refugiados, Migrantes e Deslocados Urbanos, ministro aula na Faculdade de Ciências Sociais no curso de Serviço Social nas disciplinas de Legislação Social e Etnia e Raça. Coordenadora do Núcleo de Temática de Pesquisa sobre o Racismo e seu enfrentamento em múltiplas dimensões da PUC-SP. Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos das Relações Raciais da PUC-SP; Membro do Conselho da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura. Membro da Comissão de Heteroidentificação da AOB Nacional. Colaboradora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT. Membro do Movimento Coalização Nacional de Mulheres.

Claúdia Luna – Claudia Patrícia de Luna, é advogada atuante, na defesa e garantia dos direitos das Mulheres em Situação de Violências desde 1997; membro da DEFEMDE – Rede Feminista de Juristas, Pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, Pós–Graduada em Direito Previdenciário e em Direito Acidentário. Integrou a Executiva da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (biênio 2001/2003) e o Conselho Estadual da Condição Feminina de SP, na qualidade de Conselheira, ocasião em que participou ativamente do GETME (Grupo de Estudos e Trabalho Mulheres Encarceradas), Diretora Executiva da Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres, Organização afiliada às Redes FEMAMA e Vital Voices Global Partnership. (vitalvoices.org). Presidente do MCTP – Movimento Nacional
Contra o Tráfico de Pessoas. Integrou a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB – Seccional de São Paulo. Integra o Conselho Fiscal da CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores e Profissionais Liberais
e Universitários , o Conselho Diretor Fiscal da ABMCJ – Nacional (Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica ) , Abayomi Juristas Negras, Fellow pela OEA (Organização dos Estados Americanos), Georgetown University (Women’s Leadership Programm e Gender Issues) e Miami University nas áreas de Women’s Empowerment e Advocacy; Universidade do Chile (UABIERTA – Teorias Feministas) é membro do Conselho de Notáveis do ILADH – Instituto Latino Americano de Direitos Humanos. Integrou o Conselho Seccional da OAB SP e presidiu a Comissão da Mulher Advogada da Seccional (2019 -2021).

Dayane Silva – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Prefeitura de São Paulo Chefe de Núcleo I – Área: Supervisor de Cultura Empreendedora.

MESA 03 (Interseccionalidade: A Construção do Ser para o Direito)
Mediadora: Diumara Araújo Ferreira
– Advogada Corporativa; Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário- São Paulo; Pós-graduanda em Compliance Digital – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Presidente da Comissão de Igualdade Racial e Gênero da OAB Pinheiros – triênio (2022-2024). Secretária Executiva do ESA Pinheiros- triênio (2022-2024). Membro da Comissão de Direito Tributário da da OAB Pinheiros – triênio (2022-2024).

Palestrantes:
Alessandra Benedito – Conselheira Federal por São Paulo, Professora e pesquisadora da FGV Direito.
Tema: Mulheres negras: os desafios e possibilidades das escolhas. Advogada.

Waleska Miguel Batista – Coordenadora da Graduação em Direito da FADISP, Professora da Escola de Direito da FADISP e da PUC-Campinas. Pós- Doutoranda em Educação pela UNICAMP. Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretora de Comunicação do Instituto Luiz Gama. Advogada.

Encerramento das mesas: Claudia Luna

Informações Complementares

Telefone IASP:
+55 (11) 3170 3400
E-mail:
eventos@iasp.org.br

Obs.1: O IASP poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários dos eventos bem como poderá substituir o palestrante em caso de imprevisto.

Obs.2: Reserva-se o direito de cancelar o evento caso não haja um número suficiente de inscritos, sem ônus para o IASP. Os inscritos terão a restituição do valor total pago.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade do IASP, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site do Instituto dos Advogados de São Paulo, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços online, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Você também pode se interessar
29
nov
2024

Eventos

The Global Lawyer – Episode 7
17
dez
2024

Evento Híbrido

Transação tributária (Federal e Estadual) e NJP
26
nov
2024

Evento Presencial

Lançamento das obras: “Direito & Internet V – Internet das coisas e Inteligência Artificial em Ambiente de Liberdade Econômica”…