IASP sedia lançamento de livro em homenagem ao ex-ministro do TSE Roberto Rosas
Por Avocar Comunicação
Evento contou com palestra virtual do ministro do STF, Gilmar Mendes
O IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo) sediou na segunda-feira (19/6) o lançamento da obra “Súmulas, Teses e Precedentes: Estudos em Homenagem a Roberto Rosas”, organizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e pelo professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Victor Marcel Pinheiro.
O livro é uma “coletânea de artigos sobre um tema de grande relevância na prestação jurisdicional brasileira”, destacou Pinheiro. “Nós temos caminhado cada vez mais para uma busca por uma prestação jurisdicional mais igualitária e previsível”, concluiu o jurista.
“A obra hoje lançada, além de reunir um grupo de notáveis professores e conhecedores do direito, constitui uma detalhada abordagem sobre a temática dos precedentes”, comentou o ex-presidente e atual ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins.
O ministro Gilmar Mendes, em participação online, ressaltou o vanguardismo do homenageado nos estudos dos precedentes judiciais de processo civil definindo-o como “pioneiro”. O ministro Humberto Martins apontou também as contribuições de Roberto Rosas enquanto humanista. “Com sensibilidade, espírito da simplicidade, mas com grandeza de expressão jurídica”, concluiu.
O ex-ministro Roberto Rosas agradeceu a todos durante a cerimônia, sobretudo aos organizadores da obra e ao IASP pela iniciativa do evento. Além disso, também elogiou o árduo trabalho na produção do livro que, segundo ele, “não é um livro comercial”, mas de homenagens. “Um livro coletivo é muito complicado, a partir da seleção e da captação dos trabalhos. Por isso, gostaria de agradecer especialmente ao ministro Gilmar Mendes e ao Victor Marcel Pinheiro pela organização da obra”, concluiu.
A obra pode ser adquirida no site da Livraria Casa do Advogado clicando aqui.
Roberto Rosas
Roberto Rosas, associado do Instituto, conselheiro e presidente da Comissão do Poder Judiciário do IASP, tem uma carreira singular e invejável.
Doutor pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, foi assessor jurídico do STF, advogado do BNDES e procurador do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Suas principais atuações foram nos Tribunais Superiores. Foi ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), integrou quadros da OAB no Conselho Federal e na interseccional do Distrito Federal, e fundou o Instituto dos Advogados do DF.
Atualmente é advogado, membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Brasiliense de Letras.