“Há muita legislação, mas falta efetividade”: seminário aborda participação feminina na política

IASP debateu a falta de representação no Legislativo, busca de respeito às diferenças e demora no amadurecimento da democracia brasileira

A Comissão de Direito das Mulheres do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) promoveu o evento “Liderança e participação feminina na política” com mediação e organização de Roberta Toledo, presidente da comissão. O seminário, que ocorreu no dia 08/10, teve como palestrante a professora de Direito na UFMS Vivian de Almeida Gregori Torres.

Vivian abriu seu discurso ressaltando a importância do IASP para a advocacia e o fomento de debates importantes, como o Direito das Mulheres. Ela destacou que “há muita legislação, mas falta efetividade” para garantir a entrada da população feminina na política. “Por que, em pleno 2025, as mulheres não conseguem chegar aos 15% de representação no Legislativo? Muitas vezes querem participar mas faltam oportunidades”, questionou.

 

 

 

 

 

Argumentando sobre o caso, Vivian Torres destacou que o problema também está na visão individual das pessoas, pois, segundo ela, “precisamos parar de olhar o diferente como inimigo e respeitar essa diferença. A base da democracia é essa”.

Ela comentou que isso pode ser explicado pela comum demora de amadurecimento que as democracias enfrentam, comparando o curto período democrático do Brasil com o de outros países mais tradicionais. “Precisamos do agir comunicativo, precisamos conversar. A democracia demora para amadurecer, mas esse é o preço”, concluiu.

 

Post anterior
IASP debate os 5 anos da reforma da Lei 11.101/05 e o futuro da mediação na insolvência
Próximo post
Restam poucas vagas para curso de Direito Imobiliário do IASP em parceria com a EPM 
expand_less